INFORMAÇÃO, POLITICA, ENTRETENIMENTO, CULTURA, REPORTAGEM, ARTE, JORNALISMO,CRIATIVIDADE E PIADAS,HISTÓRIAS DO SERTÃO, HUMOR,SÁTIRAS, E MUITO MAIS PARA VOCÊ!

BLOG O POVO VAI SABER!


CALENDÁRIO ELEITORAL

2 DE SETEMBRO – DOMINGO

  1. Último dia para os membros das mesas receptoras das seções eleitorais dos estabelecimentos penais e de internação de adolescentes, assim como das exclusivas para voto em trânsito, recusarem a nomeação, observado o prazo de 5 (cinco) dias contados da nomeação (Código Eleitoral, art. 120, § 4º).
  2. Último dia para os partidos políticos ou coligações reclamarem da nomeação dos membros das mesas receptoras das seções eleitorais dos estabelecimentos penais e adolescentes internos, assim como das seções instaladas exclusivamente para voto em trânsito, observado o prazo de 5 (cinco) dias contados da nomeação (Lei nº 9.504/1997, art. 63, caput).

3 DE SETEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

  1. Data a partir da qual os eleitores em trânsito, os militares, os agentes de segurança pública e os guardas municipais em serviço, bem como os que solicitaram transferência temporária para seções com acessibilidade, poderão consultar os locais de votação escolhidos para votarem no primeiro e no segundo turnos.
  2. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral convocar os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica para a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas a serem utilizados nas Eleições 2018.

4 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

  1. Último dia para o juiz eleitoral decidir sobre as reclamações relativas à composição das mesas receptoras de votos instaladas nos estabelecimentos penais e de internação de adolescentes, assim como nas exclusivas para voto em trânsito (Lei nº 9.504/1997, art. 63, caput).

7 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

(30 dias antes)
  1. Último dia para os órgãos de direção dos partidos políticos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, observados os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada sexo, no caso de as convenções para a escolha de candidatos não terem indicado o número máximo previsto no caput do art. 10 da Lei nº 9.504/1997 (Lei nº 9.504/1997, art. 10, § 5º).
  2. Último dia para o juízo eleitoral comunicar ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral os nomes dos escrutinadores e dos componentes da junta eleitoral nomeados e publicar, mediante edital, a composição do órgão (Código Eleitoral, art. 39).
  3. Último dia para a instalação da Comissão Especial de Transporte e Alimentação (Lei nº 6.091/1974, art. 14).
  4. Último dia para a requisição de veículos e embarcações aos órgãos ou unidades do serviço público para o primeiro e eventual segundo turnos de votação (Lei nº 6.091/1974, art. 3º, § 2º).
  5. Último dia para os tribunais regionais eleitorais designarem, em sessão pública, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.
  6. Último dia para os partidos políticos recorrerem da decisão do juiz eleitoral sobre a nomeação dos membros das mesas receptoras das seções eleitorais dos estabelecimentos penais e de internação de adolescentes, assim como as exclusivas para voto em trânsito, observado o prazo de 3 (três) dias contados da publicação da decisão (Lei nº 9.504/1997, art. 63, § 1º).

9 DE SETEMBRO – DOMINGO

  1. Data a partir da qual os partidos políticos, as coligações e os candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), a prestação de contas parcial, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro do mesmo ano, para fins de cumprimento do disposto no art. 28, § 4º, inciso II, da Lei nº 9.504/1997.

10 DE SETEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

  1. Último dia para os partidos políticos oferecerem impugnação motivada aos nomes dos escrutinadores e aos componentes da junta eleitoral nomeados, observado o prazo de 3 (três) dias contados da publicação do respectivo edital (Código Eleitoral, art. 39).
  2. Último dia para os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica impugnarem a indicação de componente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, observado o prazo de 3 (três) dias contados da divulgação dos nomes que a comporão.
  3. Último dia para os tribunais regionais eleitorais decidirem sobre os recursos interpostos contra a nomeação dos membros das mesas receptoras instaladas nos estabelecimentos penais e de internação de adolescentes, assim como nas exclusivas para o voto em trânsito, observado o prazo de 3 (três) dias da chegada do recurso no tribunal (Lei nº 9.504/1997, art. 63, § 1º).
  4. Último dia para os representantes das entidades informarem à Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral o interesse em assinar digitalmente os programas, apresentando para tanto certificado digital para conferência de sua validade.

13 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA

  1. Último dia para que os partidos políticos, as coligações e os candidatos enviem à Justiça Eleitoral, por meio do SPCE, a prestação de contas parcial, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro do mesmo ano, para fins de cumprimento do disposto no art. 28, § 4º, inciso II, da Lei nº 9.504/1997.

14 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

  1. Último dia para os partidos políticos ou as coligações comunicarem à Justiça Eleitoral as anulações de deliberações dos atos decorrentes de convenção partidária (Lei nº 9.504/1997, art. 7º, §§ 2º e 3º).

15 DE SETEMBRO – SÁBADO

  1. Data em que será divulgada, pela Internet, em sítio criado pela Justiça Eleitoral para esse fim, a prestação de contas parcial, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro do mesmo ano (Lei nº 9.504/1997, art. 28, § 4º, inciso II).

17 DE SETEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

(20 dias antes)
  1. Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplente, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as decisões a eles relativas (Lei nº 9.504/1997, art. 16, § 1º).
  2. Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e publicadas as decisões a eles relativas (Lei nº 9.504/1997, art. 16, § 1º).
  3. Último dia para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto em caso de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até 10 (dez) dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição (Lei nº 9.504/1997, art. 13, §§ 1º e 3º).
  4. Último dia para a instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.
  5. Último dia para os tribunais regionais eleitorais informarem, em edital e mediante divulgação nos respectivos sítios na Internet, o local onde será realizada a auditoria da votação eletrônica.
  6. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral compilar, assinar digitalmente, gerar os resumos digitais (hashes) e lacrar todos os programas-fonte, programas-executáveis, arquivos fixos, arquivos de assinatura digital e chaves públicas em cerimônia marcada para essa finalidade.

22 DE SETEMBRO – SÁBADO

(15 dias antes)
  1. Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito (Código Eleitoral, art. 236, § 1º).
  2. Último dia para a requisição de funcionários e instalações destinados aos serviços de transporte e alimentação de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação (Lei nº 6.091/1974, art. 1º, § 2º).
  3. Data em que deverá ser divulgado o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores para o primeiro e eventual segundo turnos de votação (Lei nº 6.091/1974, art. 4º).
  4. Último dia para os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica impugnarem os programas a serem utilizados nas eleições de 2018, por meio de petição fundamentada, observada a data de encerramento da Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas (Lei nº 9.504/1997, art. 66, § 3º).

25 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

  1. Último dia para reclamação contra o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação (Lei nº 6.091/1974, art. 4º, § 2º).

27 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA

(10 dias antes)
  1. Último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral (Código Eleitoral, art. 52).
  2. Data a partir da qual a Justiça Eleitoral informará o que é necessário para o eleitor votar, vedada a prestação de tal serviço por terceiros.

28 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

  1. Último dia para o juízo eleitoral decidir as reclamações contra o quadro geral de percursos e horários para o transporte de eleitores, devendo, em seguida, divulgar, pelos meios disponíveis, o quadro definitivo (Lei nº 6.091/1974, art. 4º, §§ 3º e 4º).

2 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

(5 dias antes)
  1. Data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).
  2. Último dia para que os representantes dos partidos políticos e das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica formalizem pedido ao juízo eleitoral para a verificação das assinaturas digitais do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral.
  3. Último dia para os tribunais regionais eleitorais divulgarem na Internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral.

4 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

(3 dias antes)
  1. Data a partir da qual o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).
  2. Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput).
  3. Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único, e Lei nº 9.504/1997, art. 39, §§ 4º e 5º, inciso I).
  4. Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 5 de outubro de 2018.
  5. Último dia para os partidos políticos e as coligações indicarem aos juízos eleitorais o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o primeiro turno das eleições (Lei n° 9.504/1997, art. 65, § 3°).
  6. Data a partir da qual, até 6 de outubro de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 (dez) minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).
  7. Último dia para a publicação do edital convocando os representantes dos partidos, das coligações, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil para a oficialização do Sistema de Gerenciamento nos cartórios eleitorais e nos tribunais eleitorais, observadas as 48 (quarenta e oito) horas de antecedência.

5 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

(2 dias antes)
  1. Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso (Lei nº 9.504/1997, art. 43).
  2. Data a partir da qual, desde 8 até as 17 horas do dia da eleição, poderá ser realizada a verificação da assinatura digital e dos resumos digitais (hash) do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral, observada a antecedência de 5 (cinco) dias para o requerimento.

6 DE OUTUBRO – SÁBADO

(1 dia antes do 1º turno)
  1. Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas (Lei nº 9.504/1997, art. 39, §§ 3º e 5º, inciso I).
  2. Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 9º).
  3. Data em que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deverá promover, entre as 9 e as 12 horas, em local e horário previamente divulgados, os sorteios das seções eleitorais cujas urnas serão submetidas aos procedimentos de auditoria da votação eletrônica.
  4. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral tornar disponível, na sua página da Internet, arquivo contendo as correspondências esperadas entre urna e seção, podendo ser atualizado até as 16 horas do dia da eleição.
  5. Data a partir da qual, após as 12 horas, observado o horário local, será realizada a oficialização do Sistema de Gerenciamento nos tribunais eleitorais e nas zonas eleitorais.
  6. Data em que será realizada, no Tribunal Superior Eleitoral, a verificação dos sistemas de Gerenciamento, Preparação e Receptor de Arquivos da Urna.
  7. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 (dez) minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).
  8. Data até a qual o Tribunal Regional Eleitoral constituirá uma Comissão Apuradora com 3 (três) de seus membros, presidida por um deles. (Código Eleitoral, art. 199, caput)

7 DE OUTUBRO – DOMINGO

DIA DAS ELEIÇÕES (1º turno)
(Lei nº 9.504/1997, art. 1º, caput)
  1. Data em que se realizará a votação do primeiro turno das eleições, por sufrágio universal e voto direto e secreto, observando-se na seção eleitoral, de acordo com o horário local:
    1. A partir das 7 horas
    2. 1.1. Instalação da seção eleitoral (Código Eleitoral, art. 142).
    3. 1.2. Emissão do Relatório Zerésima da urna eletrônica instalada na seção eleitoral.
    4. Às 8 horas
    5. 1.3. Início da votação (Código Eleitoral, art. 144).
    6. Às 17 horas
    7. 1.4. Encerramento da votação (Código Eleitoral, arts. 144 e 153).
    8. A partir das 17 horas
    9. 1.5. Emissão dos boletins de urna.
  2. Data em que serão observados os seguintes procedimentos, vedações e permissões:
    1. 2.1. Quanto aos eleitores, fiscais, mesários e servidores nas seções eleitorais, nos locais de votação e nas juntas apuradoras:
      1. a) Facultado ao eleitor que estiver ausente de seu domicílio eleitoral — inclusive o transferido temporariamente para votar em trânsito — justificar sua ausência na votação nas mesas receptoras de votos ou nas de justificativas, instaladas para esse fim, no mesmo horário reservado para a votação.
      2. b) Vedado ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, devendo a mesa receptora, em caso de porte, reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando (Lei nº 9.504/1997, art. 91-A, parágrafo único).
      3. c) Permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, caput).
      4. d) Vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 1º).
      5. e) Vedado aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 2º).
      6. f) Vedado aos fiscais partidários, nos trabalhos de votação, o uso de vestuário padronizado, sendo-lhes permitido tão só o uso de crachás com o nome e a sigla do partido político ou coligação (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 3º).
    2. 2.2. Quanto aos candidatos, partidos políticos e coligações:
      1. a) Último dia para o partido político requerer o cancelamento do registro do candidato que dele for expulso, em processo no qual seja assegurada a ampla defesa, com observância das normas estatutárias (Lei nº 9.504/1997, art. 14).
      2. b) Último dia para candidatos e partidos arrecadarem recursos e contraírem obrigações, ressalvada a hipótese de arrecadação com o fim exclusivo de quitação de despesas já contraídas e não pagas até esta data (Lei nº 9.504/1997, art. 29, § 3º).
    3. 2.3. Quanto aos locais de votação:
      1. a) Afixação obrigatória, nas partes interna e externa das seções eleitorais e em local visível, cópia do inteiro teor do disposto no art. 39-A da Lei nº 9.504/1997 (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 4º).
    4. 2.4. Quanto à propaganda eleitoral:
      1. a) Vedado, constituindo crime a desobediência à norma, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet de que trata o art. 57-B da Lei n° 9.504/1997, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 5º, incisos I, II e III).
    5. 2.5. Quanto às pesquisas eleitorais:
      1. a) Permitida a divulgação, a qualquer momento, das pesquisas realizadas em data anterior à da eleição, para todos os cargos.
      2. b) Permitida a divulgação, tão logo encerrado o pleito em todo o território nacional, das pesquisas realizadas no dia da eleição relativas às eleições presidenciais.
      3. Permitida a divulgação, a partir das 17 horas do horário local, das pesquisas realizadas no dia da eleição referentes aos cargos de Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual e Distrital.
    6. 2.6. Quanto à urna eletrônica:
      1. a) Permitida a substituição da urna que apresentar problema antes do início da votação por urna de contingência, substituição do cartão de memória de votação ou realização de nova carga, mediante autorização do juiz eleitoral, convocando-se os representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público para, querendo, acompanharem os procedimentos.
      2. b) Permitida a carga, a qualquer momento, em urnas de contingência ou de justificativa.
    7. 2.7. Quanto à fiscalização, auditoria e à divulgação dos dados:
      1. a) Realização dos procedimentos, por amostragem, de auditoria da votação eletrônica sob condições normais de uso, das 8 às 17 horas, em cada unidade da Federação, em um só local, público e com expressiva circulação de pessoas, designado pelo respectivo tribunal regional eleitoral.
      2. b) Atualização, até as 16 horas do horário de Brasília, das correspondências esperadas entre urna e seção, na internet, pelo Tribunal Superior Eleitoral.
      3. c) Oficialização automática do sistema de transmissão de arquivos de urna, a partir das 12 horas, observado o horário local.
      4. d) Último dia, até as 17 horas, para a realização da verificação da assinatura digital e dos resumos digitais (hash) do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral, caso requeridos à Justiça Eleitoral até 5 (cinco) dias antes das eleições.
      5. e) Data a partir da qual, até 20 de outubro de 2018, os dados dos resultados relativos ao primeiro turno estarão disponíveis em Centro de Dados provido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
      6. f) Realização dos procedimentos, por amostragem, de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas no dia da votação por meio da verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, a partir das 7 horas e antes da emissão da zerésima da urna, nas dependências da seção eleitoral.
    8. 2.8. Quanto ao comércio:
      1. a) Possibilidade de funcionamento, desde que os estabelecimentos que funcionarem neste dia proporcionem efetivas condições para que seus funcionários possam exercer o direito e o dever do voto (Resolução-TSE nº 22.963/2008).

8 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA

(Dia seguinte ao primeiro turno)
  1. Data a partir da qual, decorrido o prazo de 24 (vinte e quatro) horas do encerramento da votação (17 horas do dia anterior no horário local), será permitida a promoção de carreata e distribuição de material de propaganda política para o segundo turno, bem como a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas, promoção de comício ou utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e as 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais 2 (duas) horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único, c.c. a Lei nº 9.504/1997, art. 39, §§ 3º e 4º).
  2. Data a partir da qual, até 26 de outubro de 2018, serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução, na Internet, do jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide (Lei n° 9.504/1997, art. 43, caput).
  3. Último dia para os tribunais regionais eleitorais informarem, em edital e mediante divulgação nos respectivos sítios na Internet, o local onde será realizada a auditoria da votação eletrônica relativa ao segundo turno.

9 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

(2 dias após o primeiro turno)
  1. Término do prazo, às 17 horas, do período de validade de salvo-condutos expedidos por juízo eleitoral ou por presidente de mesa receptora (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).
  2. Término, após as 17 horas, do período em que nenhum eleitor poderá ser preso ou detido (Código Eleitoral, art. 236, caput).

10 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

(3 dias após o primeiro turno)
  1. Último dia para o mesário que abandonou os trabalhos durante a votação apresentar justificativa ao juízo eleitoral (Código Eleitoral, art. 124, § 4º).
  2. Último dia para a Justiça Eleitoral tornar disponível, em sua página na Internet, opção de visualização dos boletins de urna recebidos para a totalização, assim como as tabelas de correspondências efetivadas, observado o horário de encerramento da totalização em cada unidade da Federação.

12 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

  1. Início do período de propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, relativa ao segundo turno (Lei nº 9.504/1997, art. 49, caput).

13 DE OUTUBRO – SÁBADO

(15 dias antes do segundo turno)
  1. Data a partir da qual nenhum candidato que participará do segundo turno de votação poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito (Código Eleitoral, art. 236, § 1º).
  2. Data a partir da qual, nos estados em que não houver votação em segundo turno, as secretarias dos tribunais regionais eleitorais, salvo as unidades responsáveis pela análise das prestações de contas e aquelas cujo funcionamento seja imprescindível à execução dessa análise, não mais permanecerão abertas aos sábados, domingos e feriados, e as decisões não mais serão publicadas em secretaria ou em sessão, exceto as referentes à prestação de contas.

20 DE OUTUBRO – SÁBADO

  1. Data até a qual os dados de resultados relativos ao primeiro turno estarão disponíveis em centro de dados provido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

22 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA

  1. Último dia para os representantes dos partidos políticos e das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica formalizarem pedido ao juízo eleitoral para a verificação das assinaturas digitais do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral, a serem utilizados no segundo turno.

23 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

(5 dias antes do segundo turno)
  1. Data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).
  2. Último dia para que os representantes dos partidos políticos e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica formalizem pedido ao juízo eleitoral para a verificação das assinaturas digitais do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral, a serem utilizados no segundo turno.
  3. Último dia para os tribunais regionais eleitorais divulgarem na Internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral.

25 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

(3 dias antes do segundo turno)
  1. Início do prazo de validade do salvo-conduto expedido pelo juízo eleitoral ou pelo presidente da mesa receptora (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).
  2. Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único, e Lei nº 9.504/1997, art. 39, §§ 4º e 5º, inciso I).
  3. Último dia para partidos políticos e coligações indicarem aos juízos eleitorais o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o segundo turno das eleições (Lei n° 9.504/1997, art. 65, § 3°).
  4. Data a partir da qual, até 27 de outubro de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 (dez) minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).
  5. Último dia para a publicação do edital convocando os representantes dos partidos, das coligações, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil para a oficialização do Sistema de Gerenciamento para o segundo turno, nos cartórios eleitorais e nos tribunais eleitorais, observadas as 48 (quarenta e oito) horas de antecedência.

26 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

(2 dias antes do segundo turno)
  1. Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 49, caput).
  2. Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral do segundo turno (Lei nº 9.504/1997, art. 43, caput).
  3. Último dia para a realização de debate, não se podendo estender além da meia-noite (Resolução-TSE nº 22.452/2006).
  4. Data a partir da qual, desde 8 até as 17 horas do dia da eleição, poderá ser realizada a verificação da assinatura digital e dos resumos digitais (hash) do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral, observada a antecedência de 5 (cinco) dias para o requerimento.

27 DE OUTUBRO – SÁBADO

(1 dia antes do segundo turno)
  1. Último dia para propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas (Lei nº 9.504/1997, art. 39, §§ 3º e 5º, inciso I).
  2. Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 9º).
  3. Data em que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deverá promover, entre as 9 e as 12 horas, em local e horário previamente divulgados, os sorteios das seções eleitorais cujas urnas serão submetidas aos procedimentos de auditoria da votação eletrônica.
  4. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral tornar disponível, na sua página, na Internet, arquivo contendo as correspondências esperadas entre urna e seção, podendo ser atualizado até as 16 horas do dia da eleição.
  5. Data em que será realizada, no Tribunal Superior Eleitoral, a verificação dos sistemas de Gerenciamento, Preparação e Receptor de Arquivos da Urna.
  6. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 (dez) minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).
  7. Data a partir da qual, após as 12 horas, observado o horário local, será realizada a oficialização do Sistema de Gerenciamento nos tribunais eleitorais e nas zonas eleitorais.

28 DE OUTUBRO – DOMINGO

DIA DA ELEIÇÃO (segundo turno)
(Lei nº 9.504/1997, art. 2º, § 1º)
  1. Data em que se realizará a votação do segundo turno das eleições, por sufrágio universal e voto direto e secreto, observando-se na seção eleitoral, de acordo com o horário local:
    1. A partir das 7 horas
    2. 1.1. Instalação da seção eleitoral (Código Eleitoral, art. 142).
    3. 1.2. Emissão do Relatório Zerésima da urna eletrônica instalada na seção eleitoral.
    4. Às 8 horas
    5. 1.3. Início da votação (Código Eleitoral, art. 144).
    6. Às 17 horas
    7. 1.4. Encerramento da votação (Código Eleitoral, arts. 144 e 153).
    8. A partir das 17 horas
    9. 1.5. Emissão dos boletins de urna.
  2. Data em que serão observados os seguintes procedimentos, vedações e permissões:
    1. 2.1. Quanto aos eleitores, fiscais, mesários e servidores nas seções eleitorais, nos locais de votação e nas juntas apuradoras:
      1. a) Facultado ao eleitor que estiver ausente de seu domicílio eleitoral – inclusive o transferido temporariamente para votar em trânsito – justificar sua ausência na votação nas mesas receptoras de votos ou nas de justificativas, instaladas para esse fim, no mesmo horário reservado para a votação.
      2. b) Vedado ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, devendo a mesa receptora, em caso de porte, reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando (Lei nº 9.504/1997, art. 91-A, parágrafo único).
      3. c) Permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, caput).
      4. d) Vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 1º).
      5. e) Vedado aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 2º).
      6. f) Vedado aos fiscais partidários, nos trabalhos de votação, o uso de vestuário padronizado, sendo-lhes permitido tão só o uso de crachás com o nome e a sigla do partido político ou coligação (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 3º).
    2. 2.2. Quanto aos candidatos, partidos políticos e coligações:
      1. a) Último dia para o partido político requerer o cancelamento do registro do candidato que dele for expulso, em processo no qual seja assegurada a ampla defesa, com observância das normas estatutárias (Lei nº 9.504/1997, art. 14).
      2. b) Último dia para candidatos e partidos arrecadarem recursos e contraírem obrigações, ressalvada a hipótese de arrecadação com o fim exclusivo de quitação de despesas já contraídas e não pagas até esta data (Lei nº 9.504/1997, art. 29, § 3º).
    3. 2.3. Quanto aos locais de votação:
      1. a) Afixação obrigatória, nas partes interna e externa das seções eleitorais e em local visível, cópia do inteiro teor do disposto no art. 39-A da Lei nº 9.504/1997 (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 4º).
    4. 2.4. Quanto à propaganda eleitoral:
      1. a) Vedado, constituindo crime a desobediência à norma, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet de que trata o art. 57-B da Lei n° 9.504/1997, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 5º, incisos I, II e III)..
    5. 2.5. Quanto às pesquisas eleitorais:
      1. a) Permitida a divulgação, a qualquer momento, das pesquisas realizadas em data anterior à da eleição, para todos os cargos.
      2. b) Permitida a divulgação, tão logo encerrado o pleito em todo o território nacional, das pesquisas realizadas no dia da eleição relativas às eleições presidenciais.
      3. c) Permitida a divulgação, a partir das 17 horas do horário local, das pesquisas realizadas no dia da eleição referentes ao cargo de Governador.
    6. 2.6. Quanto à urna eletrônica:
      1. a) Permitida a substituição da urna que apresentar problema antes do início da votação por urna de contingência, substituição do cartão de memória de votação ou realização de nova carga, mediante autorização do juiz eleitoral, convocando-se os representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público para, querendo, acompanharem os procedimentos.
      2. b) Permitida a carga, a qualquer momento, em urnas de contingência ou de justificativa.
    7. 2.7. Quanto à fiscalização, auditoria e à divulgação dos dados:
      1. a) Realização dos procedimentos, por amostragem, de auditoria da votação eletrônica sob condições normais de uso, das 8 às 17 horas, em cada unidade da Federação, em um só local, público e com expressiva circulação de pessoas, designado pelo respectivo tribunal regional eleitoral.
      2. b) Atualização, até as 16 horas do horário de Brasília, das correspondências esperadas entre urna e seção, na internet, pelo Tribunal Superior Eleitoral.
      3. c) Oficialização automática do sistema de transmissão de arquivos de urna, a partir das 12 horas, observado o horário local.
      4. d) Último dia, até as 17 horas, para a realização da verificação da assinatura digital e dos resumos digitais (hash) do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral, caso requeridos à Justiça Eleitoral até 5 (cinco) dias antes das eleições.
      5. e) Data a partir da qual, até 10 de novembro de 2018, os dados dos resultados relativos ao segundo turno estarão disponíveis em Centro de Dados provido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
      6. f) Realização dos procedimentos, por amostragem, de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas no dia da votação por meio da verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, a partir das 7 horas e antes da emissão da zerésima da urna, nas dependências da seção eleitoral.
    8. 2.8. Quanto ao comércio:
      1. a) Possibilidade de funcionamento, desde que os estabelecimentos que funcionarem neste dia proporcionem efetivas condições para que seus funcionários possam exercer o direito e o dever do voto (Resolução-TSE nº 22.963/2008).

30 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

(2 dias após o segundo turno)
  1. Término do prazo, às 17 horas, do período de validade de salvo-condutos expedidos por juízo eleitoral ou por presidente de mesa receptora (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).
  2. Término, após as 17 horas, do período em que nenhum eleitor poderá ser preso ou detido (Código Eleitoral, art. 236, caput).

31 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

(3 dias após o segundo turno)
  1. Último dia para o mesário que abandonou os trabalhos durante a votação de 28 de outubro de 2018 apresentar justificativa ao juízo eleitoral (Código Eleitoral, art. 124, § 4º).
  2. Último dia para a Justiça Eleitoral tornar disponíveis, em sua página na Internet, os dados de votação especificados por seção eleitoral, assim como as tabelas de correspondências efetivadas, observado o horário de encerramento da totalização em cada unidade da Federação onde tiver ocorrido segundo turno.

2 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

(5 dias após o segundo turno)
  1. Último dia em que os feitos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança (Lei nº 9.504/1997, art. 94, caput).

5 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

  1. Reabertura do cadastro eleitoral e reinício da emissão da certidão de quitação eleitoral.
  2. Reativação do serviço de pré-atendimento, via Internet, para requerimento de alistamento, transferência e revisão (Título Net).

6 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA

(30 dias após o primeiro turno)
  1. Último dia para o mesário que faltou à votação de 7 de outubro apresentar justificativa ao juízo eleitoral (Código Eleitoral, art. 124).
  2. Último dia para os candidatos, inclusive a vice e a suplente, e os partidos políticos encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno (Lei nº 9.504/1997, art. 29).
  3. Último dia para os candidatos, os partidos políticos e as coligações removerem as propagandas relativas ao primeiro turno das eleições e promoverem a restauração do bem, se for o caso.
  4. Último dia para o pagamento de aluguel de veículos e embarcações referente à votação de 7 de outubro, caso não tenha havido votação em segundo turno (Lei nº 6.091/1974, art. 2º, parágrafo único).
  5. Data-limite para a publicação, na página da Internet do TSE, do relatório conclusivo sobre a fiscalização realizada na auditoria da votação eletrônica no primeiro turno elaborado pela empresa de auditoria.

10 DE NOVEMBRO – SÁBADO

  1. Data até a qual os dados de resultados relativos ao segundo turno estarão disponíveis em centro de dados provido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

11 DE NOVEMBRO – DOMINGO

  1. Data em que a unidade técnica responsável pelo exame das contas de campanha dos candidatos e partidos políticos deve informar ao presidente do tribunal ou ao relator, caso designado, as que não foram apresentadas, relativamente aos candidatos que concorreram no primeiro turno.
  2. Último dia para qualquer interessado, observado o prazo de 3 (três) dias contados da publicação do respectivo edital, impugnar as prestações de contas de campanha relativas ao primeiro turno das eleições.

12 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

  1. Data a partir da qual as secretarias dos tribunais regionais eleitorais que realizaram segundo turno, salvo as unidades responsáveis pela análise das prestações de contas e aquelas cujo funcionamento seja imprescindível à execução dessa análise, não mais permanecerão abertas aos sábados, domingos e feriados, e as decisões não mais serão publicadas em secretaria ou em sessão, exceto as referentes à prestação de contas.

17 DE NOVEMBRO – SÁBADO

(20 dias após o segundo turno)
  1. Último dia para os candidatos que concorreram no segundo turno das eleições, inclusive a vice e a suplente, e os partidos políticos encaminharem à Justiça Eleitoral, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, as prestações de contas referentes aos dois turnos, incluindo todos os órgãos partidários que efetuarem doações ou gastos às candidaturas do segundo turno, ainda que não concorrentes (Lei nº 9.504/1997, art. 29, inciso IV).

20 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA

  1. Data em que a unidade técnica responsável pelo exame das contas de campanha dos candidatos e partidos políticos deve informar ao presidente do tribunal ou ao relator, caso designado, as que não foram apresentadas, relativamente aos candidatos que concorreram no segundo turno.
  2. Último dia para qualquer interessado, observado o prazo de 3 (três) dias contados da publicação do respectivo edital, impugnar as prestações de contas de campanha referentes aos candidatos que concorreram no segundo turno das eleições.

27 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA

(30 dias após o segundo turno)
  1. Último dia para os candidatos, os partidos políticos e as coligações, nos estados onde houve segundo turno, removerem as propagandas relativas às eleições e promoverem a restauração do bem, se for o caso.
  2. Último dia para o pagamento do aluguel de veículos e embarcações referente às eleições de 2018, nos estados onde tenha havido votação em segundo turno (Lei nº 6.091/1974, art. 2º, parágrafo único).
  3. Último dia para o mesário que faltou à votação de 28 de outubro apresentar justificativa ao juízo eleitoral (Código Eleitoral, art. 124).
  4. Data-limite para a publicação, na página da Internet do TSE, do relatório conclusivo sobre a fiscalização realizada na auditoria da votação eletrônica no segundo turno elaborado pela empresa de auditoria.

6 DE DEZEMBRO – QUINTA-FEIRA

(60 dias após o primeiro turno)
  1. Último dia para o eleitor que deixou de votar nas eleições de 7 de outubro apresentar justificativa ao juízo eleitoral (Lei nº 6.091/1974, art. 7º).
  2. Último dia para o juízo eleitoral responsável pela recepção dos requerimentos de justificativa no primeiro turno assegurar o lançamento dessas informações no cadastro de eleitores.

15 DE DEZEMBRO – SÁBADO

  1. Último dia para julgamento da prestação de contas dos candidatos eleitos, observado o prazo de 3 (três) dias antes da data-limite para diplomação dos eleitos (Lei nº 9.504/1997, art. 30, § 1º).

19 DE DEZEMBRO – QUARTA-FEIRA

  1. Último dia para a diplomação dos eleitos.
  2. Último dia de atuação dos juízes auxiliares, observada a diplomação dos eleitos (Lei nº 9.504/1997, art. 96, § 3º).
  3. Último dia em que, nos feitos decorrentes do processo eleitoral, não poderão servir como juízes, nos tribunais eleitorais, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição (Código Eleitoral, art. 14, § 3º).
  4. Data a partir da qual a citação do candidato, do partido político ou da coligação não mais deverá ser encaminhada, preferencialmente, para um dos meios de comunicação eletrônica previamente cadastrados no pedido de registro de candidatura.
  5. Data a partir da qual os prazos processuais relativos aos feitos eleitorais deixam de ser contínuos, não mais permanecendo abertas aos sábados, domingos e feriados a Secretaria do Tribunal Superior Eleitoral e as secretarias dos tribunais eleitorais responsáveis pela análise e execução das prestações de contas (Lei Complementar nº 64/1990, art. 16).
  6. Fim do prazo em que as publicações dos atos judiciais são realizadas em mural eletrônico, assim como os acórdãos são publicados em sessão de julgamento.
  7. Fim do prazo para que o Ministério Público seja intimado das decisões e dos despachos por meio eletrônico e, dos acórdãos, em sessão de julgamento, quando nela forem publicados.
  8. Fim do prazo em que as ordens judiciais de remoção de conteúdo da Internet deixam de produzir efeitos, cabendo à parte interessada requerer a remoção do conteúdo por meio de ação judicial autônoma perante a Justiça Comum.

27 DE DEZEMBRO – QUINTA-FEIRA

(60 dias após o segundo turno)
  1. Último dia para o eleitor que deixou de votar no segundo turno da eleição apresentar justificativa ao juízo eleitoral (Lei nº 6.091/1974, art. 7º).
  2. Último dia para o juízo eleitoral responsável pela recepção dos requerimentos de justificativa no segundo turno assegurar o lançamento dessas informações no cadastro de eleitores.

31 DE DEZEMBRO – DOMINGO

  1. Data em que todas as inscrições dos candidatos na Receita Federal serão, de ofício, canceladas (Instrução Normativa Conjunta-RFB/TSE nº 1.019/2010, art. 7º).
  2. Data em que os bancos serão obrigados a encerrar as contas bancárias abertas para a movimentação de recursos do Fundo Partidário e de doações de campanha, transferindo a totalidade do saldo existente para a conta bancária do órgão de direção da circunscrição, na forma do art. 31 da Lei nº 9.504/1997 e em resolução específica do TSE, informando o fato à Justiça Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 22, § 1º, inciso III, incluído pela Lei nº 13.165/2015).
← Anterior Proxima → Página inicial

PROGRAMA COMUNIDAS INTERNACIONAL

PUBLICIDADE AQUI VENDE MAIS!!

PUBLICIDADE


 

MAPA MUNDO

ENTRE EM CONTATO!

Seu Nome :

Seu Email: (*)

Sua Mensagem: (*)



O MAU ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA PRAÇA SEIS NO BAIRRO COHAB ANIL 1, RUA ANA SANTOS,S/N- SÃO LUÍS-MA,

JORNAL BBC

BBC

MORADORES REIVIDICAM MELHORIAS NAS RUAS DO BAIRRO CRUZEIRO D, ANIL!

MORADORES DO BAIRRO CRUZEIRO DO ANIL EM SÃO LUIS-MA, REIVIDICAM MELHORIAS NAS R. CEL. VIÊIRA, R.SÃO MARCOS,R.SÃO PEDRO,R.MILITAR,R.SÃO JOSÉ E PRAÇAS DO BAIRRO.

PUBLICIDADE!

ANJ

 https://www.anj.org.br/site/

ABRAJI!

 https://www.abraji.org.br/

TV SUCESSO NEWS!

7 Maneiras de Ganhar Dinheiro com Vídeos em Casa [Podcast]

TOP BLOG!


O BLOG APOIA -"SOS JORNALISTA"


REFLEXÃO DO BLOG!


FIQUE SABENDO AQUI!


FIQUE POR DENTRO DE SEUS DIREITOS JÁ!


BLOG O POVO VAI SABER DIRETAMENTE DE BRASILIA -DF- BASTIDORES DA POLÍTICA!


ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL COM NOSSA PRODUÇÃO

 ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL

PODCAST DO BLOG!

E-mail:avozdascomunidades355@gmail.com


NO AR 24 HORAS! OUÇA A RÁDIO WEB – FASE EXPERIMENTAL

animated-radio-image-0079

CADA POVO TEM OS POLITICOS QUE MERECEM!


HIPÓCRITAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA!


DICAS DO BLOG!


SAIBA AQUI!


DICAS AQUI!


APOIO DO BLOG-ESTÚDIO RÁDIO COMUNIDAS!


ANUNCIE AQUI NO BLOG O POVO VAI SABER!


ESPAÇO CULTURAL!



Marcadores

! NOTÍCIAS "VOU TE PROCESSAR POR CALÚNIA (07/07/2020) EM COLINAS-MA (2002.ASSISTA AQUI NO BLOG O POVO VAI SABER! (PSB) é reeleito (SES) informou nesta sexta-feira #TVCâmara #CâmaraDosDeputados #Política Partidos | Próximas Eleições: o que muda? ♥ Gospel Romântico Internacional ♥ | COLETÂNEA DE SUCESSOS ► 4º Parte 1 Coríntios 3:18 104 RESPIRADORES CHEGAM A SÃO LUÍS-MA 12 CONSELHO 12 Pontos 17 2026 4-COHAB ANIL 2 8 Frases de RAUL SEIXAS pra MUDAR A SUA VIDA 8 sintomas que seu rim está em perigo A base do governo Bolsonaro impediu um aumento real do salário mínimo para 2020. @luizaerundina explica em menos de um minuto como isso é absurdo. A CORRUPÇÃO NO BRASIL TAMBÉM É BANCADA POR NÓS! A ESCOLA COMUNITÁRIA a fala de Bolsonaro A IGNORÂNCIA NÃO! A INTERDIÇÃO DO MERCADÃO MENESES APÓS DENÚNCIAS DE CONSUMIDORES!NA ESTRADA DE RIBAMAR A liberdade de expressão é um direito de todos. Mas há limites que A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu A Secretaria de Estado da Saúde A situação financeira da população mundial piorando A VIOLÊNCIA DISSEMINADA ABANDONADA Acidentes a caminho da empresa não são mais acidentes de trabalho Administrador afiando Agência Câmara Agência Senado Alckmin e Moraes alerta ONU ALERTA-CUIDADO COM FALSAS OFERTAS DE EMPREGO! ALUGUEL NO CENTRO André Fufuca ANTES E DEPOIS RUA SÃO JOSÉ anula condenações de Lula ao menos 20 são integrantes das Forças Armadas apontam testes preliminares Após primeira confirmação no Brasil Após reunião com OAB Aprovada Aprovado congelamento de salários do setor público; saúde e segurança ficam de fora AQUI NO BROLG AQUI VOCÊ TEM VEZ! ÀS 07:HORAS DA MANHÃ AS FOTOS DA PRAÇA SEIS as principais AUMENTO Barco-Hospital Papa Francisco distribui cestas básicas graças à solidariedade do Pontífice Batalha batendo BÍBLIA Biden BLOG BLOG O POVO VAI SABER BLOG O POVO VAI SABER ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊ! BLOG O POVO VAI SABER!: Rodrigo Bocardi toma invertida ao criticar greve dos metroviários (vídeo) blogopovovaisaber CAIU NA REDE É IBOPE : 5 anos de mentiras sobre o dólar CALENDÁRIO ELEITORAL Calúnia Candidato à presidência da Câmara CANTOR COLINENSE JAILSON DOS TECLADOS FARIA 32 ANOS DE IDADE HOJE 14 MAIO. Carlos Brandão CASAMENTO APÓS OS 70 Casarões históricos serão reocupados para aquecer comércio na região central de São Luís CCJ aprova emendas de redação à PEC da Previdência e proposta vai ao Plenário CCJ aprova fim da reeleição CCJ vota projetos que dificultam porte de armas para quem usa drogas CCT aprova ação civil pública para fake news de alcance coletivo Cédula de crédito pública em favor de microempresa está na pauta do Plenário CEP: 65050-170 COLABORAÇÕES PREMIADAS Banalização da delação premiada permitiu acordos com cláusulas ilegais Coloque Suas Pernas Para Cima Por 15 Segundos COM 2 COPOS DISTO com a saída temporária do Natal deste ano com Duarte com entrega cestas básicas nas comunidades de São Luís-Ma com Neto; Brandão Comece a Fazer Isso Comissão de Direitos Humanos lança livro ‘Natureza e Saúde’ Comissão discute direcionamento de recursos do Fundeb para ensino privado Como acessar as notas fiscais dos gastos dos senadores? Como evangelizar Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão agora é Patrimônio Cultural da Humanidade Confira Confira as principais notícias do dia Congresso decide manter o veto dos R$ 30 bilhões do orçamento impositivo Congresso reabre trabalhos com cerimônia na segunda-feira Congresso terá ano intenso para aprovar pautas improrrogáveis CONHEÇAM OS DEPUTADOS FEDERAIS contra a liberdade religiosa contra a mulher COR Coronavírus: servidores em teletrabalho têm benefícios cortados Corrupção e insegurança. Propaganda e oportunismo! Cota de gênero Podemos São Luís Vereadores Covid-19: três vacinas são seguras e induzem resposta imune ao coronavírus CPI das Fake News debate mudanças na legislação eleitoral Fonte: Agência Senado CPI dos Contratos Credibilidade da Polícia Federal foi atingida crianças e idosos Crivella e Rafael Alves eram protagonistas de esquema de corrupção na prefeitura CTFC debate criação do Estatuto da Segurança Privada da FAB para tráfico de drogas Davi repudia fala de Eduardo Bolsonaro sobre AI-5; senadores pedem punição Fonte: Agência Senado de água e energia de armas de grupo de whatsapp de muitas formas de mulheres DE NEGÓCIO DE SÃO LUÍS DE SÃO LUÍS-MA de venda de sentenças Denuncie! Ligue 180 deputado distribui anéis banhados a ouro e prata desarticula rádio clandestina Desembargador DEUS GENEROSO Deus não é cabo eleitoral de nenhum político difamação e injúria DIFAMAÇÃO E INJÚRIA!" difamação ou calúnia. diferente da planejada por dinistas diferentes Dinheiro público: deputados do PSL gastam R$ 730 mil com empresas fantasmas DISCRIMINAR IDOSOS É CRIME diz a Justiça diz Davi diz Federação sobre vazamento do caso Queiroz DIZ QUE ELEIÇÕES DE 2022 DO DO MARANHÃO DO SENADO FEDERAL Dom Phillips Dos 37 indiciados pela Polícia Federal DUAS DÉCADAS E e Aldir Blanc 2 de incentivo à cultura e assassinato de autoridades É bom ficar atento na hora de escolher um bom candidato nas Eleições municipais de 2020. E para isso e Bruno Pereira E DEFENDE PRERROGATIVAS DOS SENADORES e desloca processos E ESTADUAIS É falso que Senado esteja analisando uma 'Lei da Proteção Doméstica' e feminicídios e filho é fundamental saber quais são as funções do prefeito. É importante E OS BENS e políticos E Veja O Que Acontece EDITAIS DO ADOTE UM CASARÃO Eduardo Braide EDUCAÇÃO eleição sem coligação proporcional:2020 ELEITOS DO MARANHÃO em ‘cúpula pela democracia! em Bagdá em campo: Weverton em casos de violência psicológica EM COLINAS-MA EM COLINAS/ MA em que o trabalhador EM SÃO LUIS-MA Emocionante depoimento de Juiz do TST sobre o trabalho infantil! Entidades ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL COM NOSSA PRODUÇÃO! esclarece em nota adiamento de oitiva com titular da Semus ESTÁ ABANDONADA ESTÁ CHEIA DE BURACOS está na pauta da CAE evangelizar Evo renuncia e pede pacificação do país Exército Fachin Fantástico 1994 Mataria Sobre a Morte de Juscelino Kubitschek faz declaração sobre caso Marielle Franco FESTEJO DE 03 A 12 DE OUTUBRO DE 2019- COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EM SÃO LUIS DO MARANHÃO! FILME -CONEXÃO JAMAICA Fim da tarifa mínima FIQUE SABENDO AQUI FIQUE SABENDO AQUI NA TV SUCESSO NEWS! Bope Maranhão! FIQUE SABENDO AQUI NO BLOG FIQUE SABENDO AQUI- ARTIGOS FIQUE SABENDO AQUI: O coronavírus (COVID-19) FIQUE SABENDO O QUE É COMUNISTA E OUTROS TERMOS IMPORTANTES DA POLÍTICA! FISCALIZAÇÃO DOS ELEITORES É OBRIGAÇÃO! FLASHBACK ANOS 80-CD foi o grande vitorioso das eleições municipais de 2024. foi prejudicado foram beneficiados FORÇAS DE SEGURANÇA APREENDEM ARMAS DE GROSSO CALIBRE E EXPLOSIVOS EM VITORINO FREIRE E PRESIDENTE DUTRA. Fundo Especial de Financiamento de Campanha: saiba como candidatos devem empregar os recursos Gasolina com novo padrão começa a valer nesta segunda. Entenda as mudanças GENERAL SANTA CRUZ FAZ CAMPANHA PARA SALVAR VIDAS E PEDE PARA OS BRASILEIROS FICAREM EM CASA! GERA POLÊMICA NA VOTAÇÃO DA LDO GLOBO DO SUCESSO governador do Maranhão GOVERNO Governo derrapa na pista de teste Por Míriam Leitão Governo reformará o Palácio do Comércio para implantação do Centro Maranhense de Oportunidades GRAVE DISCRIMINAÇÃO TSE acata pedido de deputada federal de desfiliação partidária por justa causa GRUPO MATEUS grupo teria tramado golpe de estado HÁ QUASE Homens que nunca pagaram Previdência têm até terça para 'ganhar' 5 anos na aposentadoria https://blogvelhojustissimoblogue.blogspot.com HUMOR SÁTIRICO FALANDO A VERDADE IDEAL impedir posse de Lula importante no combate a agressões INAUGURA 47ª LOJA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO indica pesquisa do DataSenado Indústria gaúcha vê impacto “avassalador” com enchentes Locais mais prejudicados pelas cheias incluem principais polos industriais estado- INTRO DO BLOG O POVO VAI SABER! JÁ OUVIU ISTO? ENTENDA... JESUS ESTA VOLTADO COMO UM LADRÃO NA NOITE! Jornal do Senado › Edição de 13 de junho de 2019 kids pretos LANÇA lavagem de dinheiro e evasão fiscal: revista mostra o passado do "Véio da Havan" lavando LÊDA TAJRA Leis Paulo Gustavo liderado pelo ministro do Esporte Lula Fala Sobre Reforma da Previdência Mãe de Cléber Verde é assassinada no Maranhão; pai está desaparecido Maia diz que Moro 'conhece pouco a política' e que 'copiou e colou' projeto anticrime Maia vê 'absurdos' em pagamentos de pensão a solteiras MAIS Mais categorias do setor público são excluídas do congelamento de salários Mais de 85% dos casos de covid-19 no Maranhão já estão recuperados Mais Uma Vez Renato Russo! Major Olimpio-A INTELIGÊNCIA É LIMITADA mandatos de cinco anos e eleições unificadas MARANHÃO MARIA mas a mensagem principal é só uma mas bandidos fogem mas pensam que é Massagem tântrica MELHOR IDADE-NÃO É À TOA Ministro Lewandowski Mísseis atingem área onde fica a embaixada dos EUA em Bagdá MORADORES DO BAIRRO CRUZEIRO DO ANIL EM SÃO LUIS-MA MORADORES RECLAMAM DE BURACOS Moradores se apegaram - Novos vídeos feitos por moradores de Aroazes mostram um macaco-prego MPs que mudaram regras trabalhistas e acesso à informação perdem validade Mulher é presa em penitenciária com mais de 30 celulares escondidos em cadeira de rodas Mussolini e a ascensão do FASCISMO na evangelização NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS-MA. NA RUA BRASIL NA RUA CLÓVIS FECURY NA RUA MILITAR Neste Natal não se esqueça do Principal: Jesus!! Neste tutorial No Android! Recurso do WhatsApp impede que você seja adicionado em grupo NO BAIRRO COHAB ANIL 1 NO BAIRRO CRUZEIRO DO ANIL No dia 25 de julho no Maranhão no Norte do Piauí NO VALOR DESTINADO AO FUNDO ELEITORAL NOS ÚLTIMOS 100 DIAS DE 2019 notícias notícias do dia novo tributo em discussão no governo equivale à CPMF e não vai passar O o artigo 142 não permite intervenção militar! Por Lenio Streck O BLOG O POVO VAI SABER! DESEJA UM FELIZ 2020 PARA TODOS OS BRASILEIROS! o Brasil comemora o Dia Nacional do Escritor. O Brasil tem hoje 33 milhões de pessoas O Dia do Vigilante é comemorado anualmente em 20 de junho. O DIA EM RESUMO O julgamento cabe a Deus O POVO O POVO VAI SABER O Progressistas (PP) O QUE É A CONSTITUIÇÃO? O que é broadcast? O recado de Jackson Lago O VICE -GOVERNADOR DO MARANHÃO COLINENSE CARLOS BRANDÃO DE VOLTA AO PSDB Onde se fala português mais correctamente ÔNIBUS ESCOLAR DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO DA MANGABEIRA É INCENDIADO NA MADRUGADA DESTE DOMINGO(21/07/19) operação operação contragolpe OS CANDIDATOS QUE TENTARAM A REELEIÇÃO AO SENADO E CÂMARA QUE PERDERAM os eleitores do Presidente fizeram seus protestos em meio a lágrimas. OS SINTOMAS DA DENGUE Os Trapalhões em Reunião de Mendigos ou Perdoar PACHECO para agressores PARA AJUDAR NO COMBATE DO COVID-19 para baixa renda para Brasília PARA CADA Para Maia para traficantes Pastor Everaldo é preso pela PF por suposto envolvimento nos desvios na saúde e diz: 'Não tem dinheiro' Paulo Maiks Mendes Facuri.FONTE:IMIRANTE pela reforma trabalhista Pessoas felizes não falam mal dos outros! PF investiga PF prende grupo PL é avanço Plenário - PEC do novo Fundeb - 21/07/20 Plenário rejeita primeiro destaque na votação da PEC Paralela da Previdência PM é preso comprando drogas no bairro do Olho d’Água em São Luís PODCAST DO BLOG O POVO VAI SABER! pode impor realidade pode responder por ofensa entre membros do grupo podem constituir os crimes de injúria Podemos POLÍCIA CONCLUI QUE DEPUTADA FLORDELIS MANDOU MATAR O MARIDO Polícia Federal POLÍCIA FEDERAL apreende helicóptero de R$ 5 milhões em operação contra presidente do Solidariedade POLÍCIA MILITAR DE SANTA INÊS PRENDE ACUSADO DE DROGAR VÍTIMAS E ROUBAR CELULARES E PERTENCES POLICIA PROCURA CRIMINOSOS QUE FURTARAM PAPELARIA NO 31/05/2022- -ÀS 00 H 47:47- NA AV. 3 Política POR O PODER PÚBLICO Por que Jesus não se envolveu na política? Preso suspeito de matar mãe e filha no bairro Calhau; ex-marido foi o mandante do crime proibição PROJETO Projeto acaba com saídas temporárias de condenados Projeto garante medida Projeto reserva 20% das vagas em concursos para alunos de escolas públicas protetiva PUBLICIDADE Putin decreta quarentena na Rússia por coronavírus. Qual a diferença entre programador e desenvolvedor? que estava em investigação em São Luís-Ma que foi descartado o caso suspeito de Varíola do Macaco que tramou golpe e morte de Lula que vão dormir todos os dias sem ter o que comer QUEM É A ARCA DA NOVA ALIANÇA Quem influencia você? I Política e Religião I O Evangelho liberta QUER APOIAR O NOSSO BLOG ENTRE EM CONTATO CONOSCO JÁ! RÁDIO COMUNIDAS WEB NEWS UMA MARCA DE SUCESSO MÚLTIPLO DOM DE DEUS! RÁDIO COMUNIDAS! reagem Redes sociais influenciam voto de 45% da população REIVIDICAM MELHORIAS! REIVINDICAM MELHORIAS NAS RUAS DO BAIRRO EM SÃO LUIS-MA RELIGIÃO REPORTAGEM DO BLOG O POVO VAI SABER REPORTAGEM NO BAIRRO IPASE DE CIMA RESPOSTAS BÍBLICAS reunirá líderes internacionais roupa e RUA ANA SANTOS RUA MILITAR BAIRRO CRUZEIRO DO ANIL SÃO LUÍS-MA-RECAPEADA! RUA SÃO JOSÉ NO BAIRRO CRUZEIRO DO ANIL Rússia diz que “mundo enfrenta uma nova realidade” a partir do ataque dos EUA que assassinou líder iraniano S/N- SÃO LUÍS-MA Sabia que a Bíblia alertou sobre a peste coronavírus? Santa Catarina tem 2 casos suspeitos de coronavírus Últimas notícias - 26/02/2020 SÃO 'INEGOCIÁVEIS' SÃO LUÍS-MA são suspeitos SE ESTIVESSE VIVO se forem ultrapassados Se Você Tem Pressão Alta ou Varizes seguir a direção do Espírito Santo Segunda Turma do STF forma maioria para absolver Renan da acusação de peculato Seguranças impedem roubo de carga no Galeão SEGURO-DESEMPREGO VEJA QUEM TEM DIREITO! SEJA SÁBIO! Sen Vanessa comemora aprovação de adicional de periculosidade a vigilantes Senado aprova auxílio de R$ 125 bilhões para estados e municípios Senado aprova o PL 2.510/2020 Senado lança podcast que conta a história do Brasil Senado muda programa de suporte a empregos para fortalecer Pronampe Senadores querem acelerar votação do Estatuto da Segurança Privada Serviços essenciais vão funcionar durante o lockdown na Ilha de São Luís SEU SEPULTAMENTO FOI NESTA TERÇA- FEIRA SGK NEWS SIGNIFICADO DO SIMBOLO! SLZ! Sob o domínio da ansiedade SOBRE A SANTA CASA SOBRE O DINHEIRO sofre ataque com míssil Novas explosões atingiram o Iraque neste sábado em meio a uma escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã Sonegação SPCI REALIZOU CERCA DE 619 PRISÕES NO INTERIOR DO MARANHÃO SSP exonera major de Bacabal STF declara inconstitucional dispositivo de Constituição estadual que ampliou prerrogativa de foro SUCESSO Supermercado Assaí inaugura nesta quinta-feira em São Luís TALLIS INOCÊNCIO DOS PRAZERES TECNOLOGIA WHATSAPP Temos um vencedor Texto final da resolução sobre propaganda eleitoral e condutas ilícitas é publicado TIPO TODO CORRUPTO É ASSASSINO! TODO DE MARIA TSE PROÍBE NA ELEIÇÃO PARÓDIAS MUSICAIS NÃO AUTORIZADAS POR COMPOSITORES Tumulto no plenário 12 da câmara dos deputados que debatia a previdência dos militares: aos gritos de “Bolsonaro traidor” TV COMÉLANDIA MARANHÃO BRASIL! TV SUCESSO NEWS NO YOUTUBE ULTILIDADE PÚBLICA ULTILIDADE PÚBLICA! ÚLTIMA HOMENAGEM AO SARGENTO ÚLTIMO ADEUS AO AMIGO TALLIS Um Homem. Por Leandro Fortes um mandado de prisão preventiva contra o Cabo da Polícia Militar Um messias Indeciso (Raul Seixas) Um total de 758 apenados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas uma faca uma panela Urgente: Área onde se localiza embaixada dos EUA URGENTE: Golpe derruba Evo Morales Após Forças Armadas adentrarem no golpismo da direita URGENTE: jornalistas do Intercept correm risco de morte uso de aeronaves VAI SABER Veja a lista de candidatos eleitos em São Luís-Ma VEJA VÍDEO E FOTOS VEJAM VENDE MAIS QUEM ANUNCIA Vereador Paulo Victor inicia projeto Cesta do Povo VIDEO- SAIBA- O QUE FAZ UM VEREADOR ? VIDEO-MORADORES DO BAIRRO CRUZEIRO DO ANIL EM SÃO LUIS-MA Vingar Violência Violência doméstica você aprende a acessar as notas fiscais dos gastos com a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores - CEAPS. VOCÊ VAI NORMALIZAR A PRESSÃO ARTERIAL E LIMPAR COMPLETAMENTE AS ARTÉRIAS OBSTRUÍDAS! VOZ DAS COMUNIDADES DO MARANHÃO

Postagens mais visitadas