BLOG O POVO VAI SABER.
O DIA EM RESUMO
Confira as principais notícias do dia.
Testes de Covid são suspensos por falta de insumos
A Rede D'Or, a maior rede de hospitais privados do Brasil, suspendeu a realização de testes para a detecção de Covid-19 e Influenza. Os casos das doenças explodiram, e faltam insumos no mercado, afirmou a empresa em comunicado. A medida é temporária e tem objetivo de dar prioridade no acesso aos exames a pacientes graves e internados e profissionais da saúde.
A decisão não é isolada. A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) recomendou aos laboratórios privados do país que interrompam a testagem de pacientes com poucos sintomas ou assintomáticos.
Internações dobram, e SP recomenda limite de público em eventos
O número de internados nas enfermarias e UTIs de São Paulo dobrou em duas semanas, e a resposta do governo do estado para conter a disseminação do coronavírus é reduzir para 70% a capacidade de público em eventos esportivos, shows e outras festas, inclusive as que devem ocorrer no carnaval. A gestão do governador João Doria (PSDB) descarta aplicar restrições ao comércio e ao setor de serviços no momento.
Outras ações: o governo paulista vai distribuir aos municípios 2 milhões de testes rápidos. E prorrogou a obrigatoriedade do uso de máscara até 31 de março.
Em paralelo: no Rio, o comitê científico que assessora a prefeitura carioca adiou a decisão sobre os desfiles de escolas de samba no Sambódromo. O grupo de especialistas defendeu a retomada do uso de máscaras em locais abertos e recomendou que o plano de volta às aulas presenciais seja mantido.
Bolsonaro volta a cobrar Anvisa e retoma ataques a ministros do STF
Em novo dia de ataques, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e integrantes do Supremo Tribunal Federal. A agência regulatória vem sendo alvo do presidente pela autorização dada ao uso de vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Hoje Bolsonaro cobrou que a Anvisa apresentasse “antídoto” para possíveis efeitos colaterais do imunizante — a agência e especialistas em saúde pública reforçam que os riscos são mínimos.
Na carga contra o STF, o presidente criticou os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso: “Quem é que esses dois pensam que são?”, disse. Bolsonaro é alvo de cinco inquéritos na Corte.
Viu isso?
Clima: Minas Gerais tem 24 mortos em enchentes, e Defesa Civil alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas.
Trabalho: o governo atualizou tabela, e o valor mínimo do seguro-desemprego em 2022 será de R$ 1.212.
Pandemia: a taxa de vacinação quadruplicou em Quebec, no Canadá, após exigência de comprovante para comprar álcool e maconha.
Acusação: o príncipe britânico Andrew, filho da rainha Elizabeth, enfrentará processo por agressão sexual nos EUA.
Obituário: Bob Falkenburg, Hall da Fama do tênis e criador da lanchonete Bob's, morreu aos 95 anos.
FONTE: O GLOBO